Evento será realizado no dia 11 de março
A Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria de Saúde, em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, realizarão no dia 11 de março, das 8h30min às 17h30min, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental que vai apontar sugestões e escolher delegados cruzaltenses para a 4ª Conferência Estadual de Saúde que acontece em Porto Alegre, nos dias 8, 9 e 10 de abril. O evento terá por local, o auditório do Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias.
Aberto a participação de todos os profissionais da área, e também da população em geral, as inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas até o dia 09 de março, através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc29irsNso3sue89nXobG_li8EpBpoW6tWv-cZZYwsyaNdLRA/viewform?usp=pp_url. O formulário também pode ser acessado no site da Prefeitura (https://cruzalta.atende.net/cidadao), na aba “I Conferência de Saúde Mental”.
No ato da inscrição, os interessados podem escolher, por ordem de prioridade, os eixos que desejam debater: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e após a pandemia.
Com o tema “A política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde-SUS”, a Conferência tem como eixo principal: “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”.
A Etapa Municipal tem por objetivo: Avaliar e discutir a situação de saúde da população no território; Analisar o resultado das ações e serviços prestados pela rede de saúde; Propor as diretrizes para formulação da política de saúde no âmbito municipal, regional, estadual e nacional; Eleger delegadas e delegados para a etapa Estadual da Conferência Nacional de Saúde e aprovar moções.
“Acreditamos que unidos fortalecemos nossas redes, serviços e uns aos outros, para que possamos construir um novo capítulo dessa história. Almejamos construir novos rumos para a saúde mental que queremos, através da garantia dos direitos humanos e sociais, do enfrentamento à mercantilização da vida, em uma sociedade livre de manicômios”, comenta a Secretária de Saúde, Daura Costa Beber Westphalen.
Dentre os assuntos que irão pautar a 1ª Conferência Municipal em Saúde Mental, estão: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade e impactos na saúde mental da população, e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
PROGRAMAÇÃO:
8h – Credenciamento
8h30min- Abertura Oficial
9h30min – Aprovação Regimento Interno
9h40 min– Palestra Tema central: “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde – SUS”
10h20min – Coffee Break
10h40min – Apresentação Saúde Mental de Cruz Alta. Momento Cultural
12h às 13h20min – Intervalo do Almoço
13h30min – Trabalhos em Grupo nos Eixos Temáticos
15h – Plenária Final: Deliberações e Moções
15h30min – Coffee Break
16h30min – Escolha dos Delegados
17h – Momento Cultural
17h30min – Encerramento
Preparação para etapa nacional
Assim como vai ocorrer na etapa municipal, a 4ª Conferência Estadual definirá propostas e escolherá delegados gaúchos para 5ª Conferência Nacional, a ser realizada na Capital Federal entre os dias 08 11 de novembro.
“A conferência é um marco, pois consiste, a partir da Constituição de 1988, em uma das principais ferramentas de participação popular e controle social conquistadas que permite a gestão democrática do Sistema Único de Saúde – SUS pela participação dos seus principais atores: população, gestão e profissionais de saúde”, finaliza Daura.
Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta