quinta-feira , fevereiro 29 2024

Programa de Desenvolvimento e Oportunidades tem início em Cruz Alta

Programa de Oportunidades

Na manhã desta segunda-feira, 07, teve início às atividades do Programa de Desenvolvimento e Oportunidades – PDO. O programa é uma iniciativa da prefeitura de Cruz Alta por meio da secretaria de Desenvolvimento Social, com coordenação do Núcleo de Geração de Oportunidades, Trabalho e Renda – GOTR e apoio da Associação Comercial, Industrial, Cultural, Serviços e Agropecuária de Cruz Alta – ACI Cruz Alta e de voluntários.

A prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto falou sobre os benefícios do PDO. “A transformação do nosso município passa diretamente pela geração de oportunidades, pela qualificação técnica e educacional. Criamos esse importante programa de desenvolvimento de oportunidades, com o intuito de resgatar e fortalecer as perspectivas da nossa comunidade. Através do PDO serão realizadas a avaliação pessoal, comportamental, sustentabilidade e capacitação profissional, tudo de forma gratuita e com o apoio de empresas locais. Essa mentalidade de transformação é essencial para o desenvolvimento social e econômico do nosso município, mas principalmente para a geração de oportunidades à nossa comunidade”, destacou a prefeita.

Criado com o objetivo de gerar troca de informações entre entidades, órgãos governamentais, empresários e comunidade, o PDO irá oportunizar o desenvolvimento social, econômico e humano, mas principalmente garantir a qualidade de vida da população por meio da capacitação técnica e criação de novas oportunidades no mercado de trabalho. O PDO foi dividido em três módulos que vão abordar a qualificação pessoal, profissional e a prática.

De acordo com a coordenadora do programa, Caroline Silveira Netto, o PDO representa uma mudança de conceito. “Durante o último ano trabalhamos na formatação deste importante programa que irá transformar a vida das pessoas. Nosso principal objetivo é oportunizar a capacitação e as ferramentas necessárias para que os participantes do programa possam buscar a sua qualificação e inserção no mercado do trabalho. Neste primeiro módulo do programa, o posto de combustível OK Rodoil será o nosso parceiro, oportunizando o treinamento e a capacitação no ramo de frentista, bem como a certificação em NR 10 e NR 35. É importante destacar, que já temos outras empresas e estabelecimentos que manifestaram sua intenção de integrar o programa e que serão parceiros nos próximos módulos”, concluiu a coordenadora.

O PDO além de proporcionar a qualidade de vida, busca-se maior a inclusão social da comunidade. As ações serão desenvolvidas de forma gratuita, visando à capacitação dos participantes, com o enfoque para a valorização junto à sua contratante, a comunidade e o município. Para maiores informações, os interessados podem procurar a secretaria municipal de Desenvolvimento Social.

Participaram da abertura do programa o vice-prefeito, Luciano Florian Ardenghi; o secretário de Desenvolvimento Social; Delmar Fonseca; o vereador, Paulo Viecili, além de voluntários e demais integrantes do projeto.

Relação das voluntárias:

Áurea Malheiros: Educadora Social, especialista em orientação educacional e MBA em Gestão de Pessoas.

Josiele Maria Fão: Graduada em Administração e em Gestão Pública, com especialização em Gestão Empresarial, Especialização em Liderança e Sustentabilidade. Mestrado em Desenvolvimento Regional. Atualmente é Professora do Curso de Gestão Pública na UERGS Frederico Westphalen e Consultora do Programa Redes de Cooperação na UNICRUZ.

Carol Vargas: Coach, especialista em gestão de pessoas, especialista em autossabotagem aplicada ao Coaching. Trabalha com desenvolvimento de pessoas há mais de 10 anos. Consultora do Programa Redes de Cooperação na UNICRUZ.

Elisabete Martins: Assistente Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Michele Gomes: Coordenadora de Recursos Humanos.

Fonte: Prefeitura Municipal De Cruz Alta

Verifique também

UPA 24h de Cruz Alta será Reinaugurada nesta quinta-feira

   A Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Cruz Alta passou por uma grande …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *