sexta-feira , março 29 2024

Biblioteca Municipal Josino dos Santos Lima está aberta para visitação

Cadastro é gratuito e não tem prazo de validade

Localizada no pavimento superior da Casa de Cultura Justino Martins, a Biblioteca Municipal Josino dos Santos Lima, atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.  O local conta com cerca de 35 mil volumes, entre livros, revistas e jornais. O acervo, segundo a Coordenadora de Cultura, Shana Reis, está distribuído em sessões de literatura infantil, infanto-juvenil, adulta, livros didáticos, literatura de autores cruzaltenses e livros em braile. Fonte histórica para pesquisa, os exemplares do Jornal Diário Serrano (todas as edições até os anos 2000) e os primeiros periódicos de Cruz Alta também podem ser encontrados com exclusividade na biblioteca.

Nesta semana, inclusive, Shana conta que foi encaminhada para a Biblioteca, um conjunto de cinquenta obras literárias da Coleção “(Re) Conhecendo o Brasil através da Biblioteca Básica Brasileira”. Elas foram doadas pela Secretaria de Estado da Cultura do RS. O conjunto, tem como base temas gerais definidos por Darcy Ribeiro e reúne também as obras literárias e científicas produzidas no Brasil e sobre o Brasil, a partir do século XVI.

Com um espaço Braile, que é inteiramente direcionado ao acesso à leitura e à informação por deficientes visuais, a seção possui obras literárias, materiais de ensino didático e documentos adaptados. Principalmente voltado ao público infantil e infanto-juvenil, aceita doações para seu melhoramento enquanto um dos únicos acervos em braile disponíveis para consulta de qualquer cidadão, independente de vínculo institucional.

A Coordenadora salienta que para ter acesso a essa infinidade de materiais, basta realizar o cadastro e levar livros para ler em casa, ou usufruir da sala de leitura, aberta no horário de funcionamento da biblioteca. Ao retirar o livro, o leitor tem o prazo de oito dias para devolver ou renovar por mais oito dias.

O cadastro é gratuito e não tem prazo de validade. Com intenção de viabilizar o acesso à cultura, à educação e à informação, o local também pode ser visitado por escolas, com agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3322-6595.

Fonte: Prefeitura Cruz Alta

Verifique também

Concurso Público: Candidatos já podem conferir horário e local de prova

A Administração Municipal divulgou na última quinta-feira, 14, o Edital com horários e locais de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *