quinta-feira , julho 18 2024

Cooperativa UNICCA arrecada mais de 35 mil quilos de material no primeiro mês de coleta

Cooperativa tem 47 associados

Responsável pela coleta seletiva solidária de Cruz Alta, a Cooperativa Unicca, união das quatro associações de catadores do município, executa o trabalho de recolhimento em 45 bairros do município.  A coleta, feita desta forma, possibilita o encaminhamento de material para as Associações gerarem renda, contribuindo para a autonomia dos catadores dos quais passaram a ser cooperados, tendo, inclusive, seus direitos trabalhistas assegurados.

No mês de abril, a Prefeitura através da Coordenadoria do Meio Ambiente, assinou um contrato para a prestação do serviço da coleta seletiva com a Cooperativa Unicca. O valor repassado para a gestão do trabalho corresponde a 68 mil reais mensais, incluindo a coleta seletiva dos contêiners (centro) e dos bairros.

A Cooperativa, atualmente com 47 associados, era uma reivindicação antiga dos catadores que, sempre buscaram a sua autonomia e independência. Inclusive, houve a expansão da coleta para ampliação de 100 (cem) contêiners. A meta do contrato é de coletar 30 toneladas/mês. No primeiro mês de coleta, foram arrecadados 35.665,97 Kg de materiais recicláveis.

A manutenção dos três caminhões, quanto ao abastecimento com combustíveis, é de responsabilidade da Prefeitura. Além disso, é feito o acompanhamento mensal, por uma profissional da Assistência Social, da qual efetua avaliação sobre como está ocorrendo a coleta e quais estão sendo as eventuais dificuldades.

Lidiane Jacques, Presidente das Associações de Catadores, explica que a cooperativa baseia-se nos princípios da economia solidária, autonomia, autogestão e na colaboração recíproca. Ainda, tem por objetivo a defesa socioeconômica dos seus associados, organizando o trabalho individual e tratando de seus interesses junto a terceiros, gerando trabalho e renda através da atuação nas seguintes áreas de reciclagem, limpeza urbana, coleta seletiva de resíduos não perigosos, recuperação de sucatas de alumínio, recuperação de materiais metálicos, comércio atacadista de resíduos plástico, papel e papelão, vidro, sucatas metálicas e não metálicas e óleo de cozinha.

 

CRONOGRAMA

De segunda a sexta-feira, a coleta seletiva faz o seguinte cronograma:

Segunda-Feira:

Manhã- Independência e Jardim Petrópolis;

Tarde- Brum 1 e 2, Conceição e Bonini 1;

 

Terça-feira:

Manhã- Garibaldi, Brenner, Jung, Bonini 2, e Jardim América;

Tarde- Santo Antônio, Santa Rita, Alvorada, Perpétuo Socorro, Dirceu, e Braz Caino;

 

Quarta-feira:

Manhã- Toríbio I e II, Santo Antão, Azambuja, e Boa Parada;

Tarde- São Jorge, Rancho I e Amizade;

Quinta-feira:

Manhã- Santa Terezinha I, Melvin Jones, Aliança, Prefeito Vila Nova, Hilda, São Francisco, Marcelo e Gobbo;

Tarde- Militar, São João, Penha, Shettert, Malheiros, São José e Centro;

 

Sexta-feira:

Manhã- Rocha, Emílio Droppa, Ludke, São Genaro e São Miguel.

 

RECOLHIMENTO DE VIDROS

Nos bairros, a população pode também entregar vidros aos coletores. Ou então, quem optar, pode deixar o material diretamente na Associação de Catadores do Bairro Acelino Flores, onde é feito o recebimento.

RECOLHIMENTO DE ÓLEO

Nos respectivos dias da coleta, é feito o recolhimento de óleo de cozinha usado. Existe também a opção da população levar até uma das Associações. É necessário que o óleo seja embalado em vasilhames.

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *