-campanha de vacinação contra o Sarampo foi prorrogada até 24 de junho-
A vacinação contra a gripe passou a ser aberta para a população em geral a partir dos 6 meses de idade, conforme a CIB/RS nº 187/22. A aplicação está disponível para crianças até 9 anos, no Centro de Saúde da Mulher e da Criança- CSMC, ESFs Centro, Alvorada, Vila Nova, Toribio Verissimo e Primavera, das 8h30min às 11h30min e das 13h30 às 17h e para adultos em todas as ESFs, SAE, e Centro de Saúde da Mulher e da Criança-CSMC. Para se vacinar é importante levar um documento de identidade e a carteira de vacinação.
Vanessa Dotto, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, explica que, mesmo quem já tomou a vacina da gripe em anos anteriores deve receber nova dose em 2022, se estiver entre os grupos prioritários elencados. Seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunizante contra influenza é atualizado anualmente para proteger contra as cepas que mais circularam no Hemisfério Sul nos meses anteriores.
SARAMPO
Assim como a vacinação contra a influenza continua, a do sarampo também. Até 24 de junho, as crianças de 06 meses a menores de 5 anos e os trabalhadores da saúde poderão se vacinar.
Em relação as crianças, nos mesmos locais que são ofertadas doses contra a Gripe, estão disponíveis doses contra o sarampo. A vacinação contra a influenza e contra o sarampo (vacina tríplice viral) pode ocorrer no mesmo momento.
Já os profissionais da saúde que desejarem fazer a vacina contra o Sarampo, deverão buscar o CSMC, ESF Centro, ESF Vila Nova, ESF Jardim Primavera, ESF Toribio Verssimo e ESF Alvorada.
A tríplice viral é uma vacina atenuada, que contém vírus vivos “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola e da caxumba. É uma vacina aplicada como rotina na infância, em duas doses: a primeira, tomada com um ano de idade e a segunda, com 15 meses. As duas na forma da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. A vacina controla os surtos da doença, reduz as internações, complicações e óbitos.
Fonte: Prefeitura Municipal De Cruz Alta