sábado , abril 27 2024

Corpo de rainha Elizabeth II chega a Londres para último adeus

Público terá quatro dias para se despedir; cortejo foi aplaudido por súditos que aguardavam em frente ao Palácio de Buckingham

O caixão com o corpo da rainha Elizabeth II chegou nesta terça-feira,13, à Londres e seguiu para o Palácio de Buckingham onde passará a noite no ‘Bow Room’. A partir de manhã, ele será direcionado para Westminster Hall, ala mais antiga da sede do Parlamento britânico, onde ficará até segunda-feira, 19, às 6h30, e que o público poderá dar o último adeus a monarca que ficou 70 anos à frente do trono britânico. O cortejo foi acompanhado pela filha da rainha, a princesa Anne, de 72 anos, e foi recepcionado por membros da família real, chefiada pelo novo monarca, Charles III. A ruas londrinas, principalmente a frente do Palácio, estava rodeado de súditos. Até segirlunda, estima que milhões de pessoas compareçam à despedida. Segundo a imprensa local, a preparação para o evento de despedida e quantidade de público esperada, é como se estivesse acontecendo um casamento real, maratona de Londres e Olimpíada, tudo no mesmo dia. A previsão é que o caixão da monarca deixe Buckingham às 14h para chegar pontualmente às 16h. Desde segunda-feira, várias pessoas já aguardavam diante do Parlamento, 48 horas antes da abertura do local para o público, prevista para quarta-feira às 14h. “Eu disse a minhas filhas que definitivamente vou apresentar meus respeitos presencialmente. Estou feliz de estar na fila, não importa o tamanho”, disse Vanessa Nanthakumaran, uma das primeiras pessoas na fila. No domingo está previsto um minuto de silêncio às 20h (16h de Brasília).

Enquanto o país se despede de sua mãe, o rei de 73 anos se instala no trono que sua mãe ocupou por sete décadas, tornando-se símbolo de união e estabilidade. Isso inclui uma viagem pelas quatro nações que compõem o país: Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. A etapa da Irlanda do Norte, que Charles III realizou nesta terça-feira, é considerada a mais delicada. Desde que os britânicos mantiveram, em 1921, este pedaço da ilha após a independência da Irlanda, a região dividiu-se entre católicos e protestantes. Profundamente devotados à rainha falecida, os unionistas da Irlanda do Norte, protestantes, temem que a sua causa seja enfraquecida num contexto político alterado pela saída da União Europeia, e pelo avanço dos nacionalistas republicanos e católicos, a favor da reunificação com a vizinha Irlanda. “Assumo minhas novas tarefas determinado a buscar o bem-estar de todos os habitantes da Irlanda do Norte”, prometeu Charles III no Castelo de Hillsborough, no sul de Belfast, aos representantes políticos locais.

*Com informações da AFP

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *