sábado , abril 27 2024

Um mundo de conexões que transformam o Agro

Visitantes tiveram uma experiência imersiva na cabine do Metaverso

Em sua terceira edição, Arena Agrodigital surpreendeu o público com conteúdo variado e tecnologias inovadoras

Uma volta ao mundo da inovação para o agro em apenas 5 dias. Com essa proposta a Arena Agrodigital superou expectativas do grande número de visitantes que passou pelo espaço de tecnologia e inovação da Expodireto Cotrijal de 2023.

O palco 360º recebeu 27 painéis com conteúdo de diversos lugares do mundo. Os ecossistemas brasileiroisraelenseestadunidensechinês e de países europeus foram destaque na programação. As palestras promoveram debates, questionamentos e provocações para pensar o futuro do agro no Brasil e como ele pode aprender com o que é desenvolvido e aplicado em outros locais.

Enquanto isso, ao redor do palco, 25 empresas expositoras, 15 startups e 2 hubs de inovação faziam conexões, se aproximando entre si e de públicos de todas as idades. A arena ainda contou com uma cabine de podcast, uma área exclusiva para drones, espaço metaverso e totens de interatividade.

Marcelo Schwalbert - coordenador do comitê de inovação da Cotrijal
Marcelo Schwalbert – coordenador do comitê de inovação da Cotrijal

“A Arena cumpriu seu propósito de trazer a inovação do mundo do agro para perto do produtor. A terceira edição ultrapassou todas expectativas e estamos felizes em ver os ótimos resultados. Para 2024 vamos trabalhar para surpreender ainda mais e fazer uma arena ainda melhor, mais tecnológica e com mais oportunidades de ricas conexões” afirma Marcelo Schwalbert, superintendente administrativo-financeiro e coordenador do comitê de inovação da Cotrijal.

Drones: soluções do alto para o solo

Uma das principais atrações do espaço foi a arena de drones. Visitantes puderam acompanhar voos e ver na prática como eles podem ser usados para a pulverização de áreas plantadas.

“A primeira reação de quem visita a arena de drones é se surpreender com o tamanho. Diferente dos comuns, os drones agrícolas são maiores e possuem mais funcionalidades. Na flying arena mostramos as aeronaves de pulverização que podem ser usadas na aplicação de produtos para controle de pragas e também na dispersão de sólidos, como adubo granulado e sementes” comenta Isabella Junges Rosa, coordenadora na Agridrones Solutions.

Na flying arenam, visitantes observaram os drones de pulverização
Na flying arenam, visitantes observaram os drones de pulverização

Além das versões para pulverização, exite também os drones de levantamento aéreo com alta precisão, usado para fotogrametria da propriedade. A solução oferece um sistema de imagens de alto desempenho para que o produtor possa observar os locais que precisam de aplicação e tomar decisões mais assertivas para o manejo da propriedade.

A empresa ainda oferece a formação de pilotos, capacitando os produtores para o uso dos equipamentos adquiridos, e a assistência técnica para realização de manutenções corretivas e preventivas.

Metaverso: a realidade virtual na Expodireto

Outro destaques da terceira edição da Arena Agrodigital foi a cabine de realidade virtual. Nela os visitantes tiveram uma experiência imersiva, podendo visitar painéis da Expodireto sem sair do lugar e interagir com diversos setores da feira.

“Mesmo sabendo que dentro da cabine é tudo digital, a sensação é como se fosse real. Foi uma experiência diferente de tudo. É muito bacana como a Arena Agrodigital consegue mostrar a evolução das tecnologias e como podemos usar elas, já que muitos dos estudantes que visitam a arena são de famílias envolvidas com o agronegócio e eles podem comentar em casa sobre o que viram na feira, fazendo com que os pais busquem conhecer mais sobre as novas tecnologias” comenta Beatriz Begrow, estudante de Chapada – RS, que visitou a Expodireto Cotrijal.

A cabine de realidade virtual é uma experiência promovida pela Meta4chain, empresa que nasceu no Tecnopuc, o maior complexo de tecnologia e startups do Rio Grande do Sul. Atualmente a empresa é referência no Brasil quando o assunto é metaverso.

“O agro tem avançado no uso de tecnologias e nós já temos grandes projetos para aproximar a realidade virtual e o produtor. Encontramos diversos empresários que estão a frente nesse assunto, então é uma questão de tempo até o metaverso chegar no campo”, explica Luan Crispim, executivo na Meta4chain.

Apps: a tecnologia para o campo na palma da mão

O produtor também teve a oportunidade de conhecer aplicativos que ajudam no dia a dia da propriedade. Nos totens da Arena Agrodigital, os visitantes puderam interagir com o SmartCoop e o Portal do Produtor. O primeiro é uma plataforma digital de cooperativas, já o segundo é uma ferramenta exclusiva para os associados da Cotrijal.

No SmartCoop o produtor consegue fazer a gestão e o monitoramento da sua propriedade rural. Com imagens de satélite atualizadas e histórico de dados, o agricultor consegue acessar as informações de sua lavoura em qualquer lugar e até mesmo sem conexão à internet. Outra funcionalidade é a previsão do tempo detalhada, que integra as informações de mais de 60 estações meteorológicas, e faz o cruzamento das condições climáticas com o agendamento de aplicações para alertar o produtor do melhor momento para realizar a tarefa.

SmartCoop reúne informações de mais de 60 estações meteorológicas
SmartCoop reúne informações de mais de 60 estações meteorológicas

Para o pecuarista, o SmartCoop também oferece os indicadores da cadeia leiteira, gerenciamento de rebanho e calendário de vacinas. Ainda é possível fazer o cadastro de máquinas, disponibilizando-as para locação e prestação de serviços a outros cooperados.

Já com o Portal do Produtor, o associado Cotrijal tem todas as movimentações que ele faz com a cooperativa na palma da mão. Informações relacionadas aos grãos, como datas de entrega, comercialização, saldos e intenção de venda, estão reunidas no portal. Além de acessado via aplicativo de celular, ele também está disponível pelo navegador do computador.

A ferramenta possibilita uma gestão financeira facilitada, pois agrupa dados como custo fixo, vendas, ativos, passivos e outras movimentações de cada cultura. E com apenas um clique, o produtor cuida da saúde financeira do seu negócio, conferindo análises de DRE, balanço patrimonial e fluxo de caixa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal

 

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *