domingo , abril 28 2024

Projeto visa melhorar as condições dos Arroios Vulcão e Panelinha

Ações em conjunto com a comunidade serão realizadas em breve

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente em parceria com a CORSAN está desenvolvendo um projeto estratégico visando ações de responsabilidade ambiental e melhorias no combate à poluição do Arroio Vulcão que percorre os bairros São Miguel, São Genaro e Ludke, e o Arroio Panelinha que percorre os bairros São José, Lizabel, Malheiros e São Jorge.

A ideia é melhorar as condições sanitárias e ambientais do nosso município. A Agente de Defesa Ambiental da Coordenadoria de Meio Ambiente  Lidiane Deboni  enfatiza que  ações em saneamento trazem inúmeros benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população. “Também proporcionam melhoria na qualidade de vida dos cidadãos”.

A Multiplicadora Ambiental da CORSAN Amanda Scapin explica que o que ocorre. “Em um estudo realizado pela CORSAN e SMDR constatou-se que a bacia do Arroio Vulcão se encontra bastante poluída, por dois motivos: esgoto sem tratamento lançado no Arroio e lixo que é descartado nas margens. Obras para o tratamento do esgoto já estão sendo realizadas pela CORSAN, através de recursos oriundos do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada. No Arroio Panelinha a realidade não é diferente, sendo que também são necessárias ações constantes para a mitigação desses problemas.

Após a conclusão das obras de esgotamento sanitário a Bacia do Arroio Vulcão não receberá mais esgoto sem tratamento, porém a questão do lixo exigirá várias ações que vão desde a limpeza da Bacia até a sensibilização da população que reside em seu entorno. “Pretendemos desenvolver ações estratégicas periódicas que visem a limpeza das margens da Bacia para que com a ajuda da população esses arroios não sejam mais prejudicados pelo depósito irregular de lixo”, ressalta a equipe do Projeto.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *