terça-feira , abril 30 2024

Vacinação infantil contra a Covid-19 é ampliada para seis anos completos

-senhas poderão ser retiradas na sexta-feira-

Neste sábado, 12, a vacinação infantil contra a Covid-19, será ampliada para crianças a partir dos 6 anos, com aplicação das 12h às 17h, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (General João Manoel, número 753). Serão disponibilizadas 200 doses. Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Joice Miron Grenzel, para a vacinação, é necessário fazer a retirada de senhas nesta sexta-feira, 11, das 11h às 13h30min, no mesmo local em que ocorrerá a aplicação. As crianças precisam estar acompanhadas do pai, mãe ou responsável, e é fundamental apresentar documento de identificação, cartão do SUS (se tiver) e carteira de vacinação.

Joice conta que, para quem preferir ou não puder comparecer no sábado, a vacinação segue durante a próxima semana, por agendamento nas ESFs Alvorada (3322-0074), Vila Nova (3322-8741) e Jardim Primavera (3322 0200). As salas de vacinação das unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h45min às 16h.

A vacina contra a covid-19 nas crianças não deve ser feita no mesmo momento das outras vacinas do calendário vacinal. O intervalo recomendado é de 15 dias entre a vacina contra a covid-19 e as outras vacinas. Por precaução, recomenda-se que as crianças permaneçam no local da vacinação por pelo menos 20 minutos após a aplicação.

Em casos de doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se o adiamento da vacinação até a resolução completa do quadro.

Caso a criança tenha tido um resultado positivo para a covid-19, o adiamento deve ser até a recuperação total. O recomendado é receber a vacina quatro semanas após o início dos sintomas. Se a criança não tiver apresentado sintomas, contar o prazo a partir do primeiro resultado laboratorial.

ADULTOS

Nesta quinta e sexta-feira, também ocorre a aplicação de primeiras doses para quem tem mais de 12 anos de idade e segundas doses de CORONAVAC (28 dias da primeira dose), OXFORD/ASTRAZENECA (10 semanas da primeira dose), JANSSEN (60 dias da primeira dose) e PFIZER (08 semanas da primeira dose).

Também são oferecidas, terceiras doses para pessoas a partir dos 18 anos de idade, vacinados com CORONAVAC, OXFORD/ASTRAZENECA e PFIZER, que já completaram 04 meses de intervalo a partir da segunda dose. Exceto, gestantes e puérperas que devem completar o intervalo de 05 meses a partir da segunda dose.

Ainda, são disponibilizadas para pacientes imunossuprimidos, quartas doses da vacina. O intervalo também é de quatro meses, contados a partir do primeiro reforço.

A vacinação é realizada na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Rua General João Manoel, número 753), das 9h às 14h. É necessário apresentar um documento com CPF, carteira de vacinação e cartão do SUS (se tiver).

Fonte: Prefeitura Municipal De Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *