segunda-feira , abril 29 2024

Biblioteca Municipal Josino dos Santos Lima está aberta para visitação

Cadastro é gratuito e não tem prazo de validade

Localizada no pavimento superior da Casa de Cultura Justino Martins, a Biblioteca Municipal Josino dos Santos Lima, atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.  O local conta com cerca de 35 mil volumes, entre livros, revistas e jornais. O acervo, segundo a Coordenadora de Cultura, Shana Reis, está distribuído em sessões de literatura infantil, infanto-juvenil, adulta, livros didáticos, literatura de autores cruzaltenses e livros em braile. Fonte histórica para pesquisa, os exemplares do Jornal Diário Serrano (todas as edições até os anos 2000) e os primeiros periódicos de Cruz Alta também podem ser encontrados com exclusividade na biblioteca.

Nesta semana, inclusive, Shana conta que foi encaminhada para a Biblioteca, um conjunto de cinquenta obras literárias da Coleção “(Re) Conhecendo o Brasil através da Biblioteca Básica Brasileira”. Elas foram doadas pela Secretaria de Estado da Cultura do RS. O conjunto, tem como base temas gerais definidos por Darcy Ribeiro e reúne também as obras literárias e científicas produzidas no Brasil e sobre o Brasil, a partir do século XVI.

Com um espaço Braile, que é inteiramente direcionado ao acesso à leitura e à informação por deficientes visuais, a seção possui obras literárias, materiais de ensino didático e documentos adaptados. Principalmente voltado ao público infantil e infanto-juvenil, aceita doações para seu melhoramento enquanto um dos únicos acervos em braile disponíveis para consulta de qualquer cidadão, independente de vínculo institucional.

A Coordenadora salienta que para ter acesso a essa infinidade de materiais, basta realizar o cadastro e levar livros para ler em casa, ou usufruir da sala de leitura, aberta no horário de funcionamento da biblioteca. Ao retirar o livro, o leitor tem o prazo de oito dias para devolver ou renovar por mais oito dias.

O cadastro é gratuito e não tem prazo de validade. Com intenção de viabilizar o acesso à cultura, à educação e à informação, o local também pode ser visitado por escolas, com agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3322-6595.

Fonte: Prefeitura Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *