Cerca de 500 famílias de Cruz Alta devem ser beneficiadas com projeto de eficiência energética
Os trocadores de calor, também conhecidos como chuveiros inteligentes, diminuem o impacto do chuveiro elétrico na fatura de energia, que é responsável por cerca de 35% do valor pago pelas famílias. A dona de casa Ana Jardelina Camargo Izequiel, da Vila dos Funcionários, foi contemplada e já teve o chuveiro instalado.
Para participar do projeto a família precisa estar enquadrada na tarifa social ou residir em áreas consideradas de vulnerabilidade social. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está ajudando a RGE a mapear os bairros que poderão ser contempladas com o projeto de eficiência energética.
“Estamos auxiliando a RGE para que as famílias que realmente precisam sejam contempladas. Os chuveiros trazem além de uma economia na conta de luz, maior conforto para o núcleo familiar, especialmente com a chegada do inverno”. Comentou o Secretário de Desenvolvimento Social, Delmar Fonseca.
Cerca de 500 chuveiros devem ser instalados em Cruz Alta, com investimento de aproximadamente R$ 600 mil.
“No momento do banho, a água da caixa ou da rede, por meio de conexões especiais, é conduzida até uma plataforma e passa por dentro do trocador de calor, aproveitando o calor já gerado pela água do banho, necessitando de uma potência menor de energia para que se atinja a temperatura ideal da água. O sistema também possui uma resistência blindada e sua plataforma é feita de aço inox, o que aumenta a sua vida útil”. Explicou Eder Andrei Hoffmann, Analista de Projetos de Eficiência Energética da RGE.
Os consumidores beneficiados são selecionados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e visitados para ver se atendem as necessidades técnicas de instalação. As equipes da RGE que fazem as instalações cumprem todos os protocolos de segurança relacionados a covid-19.
Fonte: Prefeitura de Cruz Alta