terça-feira , abril 23 2024

Amamenta e Alimenta Brasil: ESF São Genaro é referência regional

O resultado é o crescimento nos índices de amamentação continuada

 

A Estratégia de Saúde da Família do Bairro São Genaro é a única na macrorregião das Missões a receber o certificado “Amamenta e Alimenta Brasil”. A placa foi inaugurada em solenidade realizada na tarde de sexta-feira, 10.  O resultado é o crescimento nos índices de amamentação continuada, que já chega a 53%. Isso resulta em uma criança com saúde melhor, com maior imunidade e menos risco de obesidade infantil. O programa também promove a alimentação complementar saudável.

Amamenta e Alimenta Brasil, segundo Juliana Eidelwein, nutricionista da ESF, que junto com a Enfermeira Sheila Favo de Saboredo, coordenou todo o trabalho  que garantiu a certificação, conta que o município, hoje, tem 14 tutores preparados. O trabalho contou com a participação de toda a equipe da Unidade como promoção de palestras e orientações para as mães, desde o início da gravidez. Na Unidade, todas as sextas-feiras, as gestantes são preparadas para proporcionar um melhor atendimento a seu filho. E, depois que a criança nasce, o atendimento continua com orientações sobre alimentação saudável.

A Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto elogiou a nutricionista e enfermeira, enfatizando que o resultado é porque ambas gostam do que fazem e sabem lidar com o ser humano, bem como trabalhar em grupo. A Prefeita Dra. Paula parabenizou a ESF São Genaro pela qualidade do trabalho e ainda disse que como Médica, é uma apaixonada pela saúde pública. “Quem gosta e conhece a saúde pública, consegue bons resultados”.

A Secretária de Saúde, Daura Melissa Costa Beber Westphalen, disse que pretende levar o trabalho para outras Unidades e que as coordenadoras Juliana e Sheila podem fazer palestras para outros profissionais. A enfermeira Sheila disse que a participação e união de todo o grupo foi fundamental no resultado. “Todos abraçaram a ideia e conseguimos bons resultados para a população”.

O médico da ESF, José Francisco Bortolotto lembrou da importância de se investir na gestante e no recém-nascido. “Isso significa termos adultos melhores, produtivos e saudáveis. Afinal, tudo passa pela alimentação e cuidados com a criança”.

Fonte: Prefeitura Cruz Alta

Verifique também

Viralizou em Cruz Alta vídeo de Brigadianos agredindo homem

No início da tarde desta terça-feira (09), viralizou nas redes sociais de Cruz Alta dois …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *