sexta-feira , abril 19 2024

Secretaria Municipal de Saúde reforça importância da vacinação contra a Influenza

Aplicação está aberta para toda a população a partir dos seis meses de idade

Todas as pessoas a partir dos seis meses podem fazer a vacina contra a gripe em Cruz Alta. Segundo Vanessa Dotto, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, no total, foram aplicadas até o momento 14.780 doses. “Precisamos fazer um chamamento para que a população busque a vacinação”. A campanha iniciou em abril e a vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B.

A aplicação está disponível para crianças até 9 anos, no Centro de Saúde da Mulher e da Criança- CSMC, ESFs Centro, Alvorada, Toribio Verissimo e Primavera, das 8h30min às 11h30min e das 13h30 às 17h e para os demais públicos em todas as ESFs, SAE, e Centro de Saúde da Mulher e da Criança-CSMC. Para se vacinar é importante levar um documento de identidade e a carteira de vacinação.

“Reforço que a vacina é a estratégia mais eficaz para interromper a circulação ativa do vírus no país, minimizar a carga da doença e proteger a população, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo”, diz ela.

Apenas as crianças em idade para receber a vacina covid-19 (entre 5 e 11 anos) devem respeitar o intervalo mínimo de 15 dias entre as doses das duas vacinas. Quem teve covid-19 deve aguardar 28 dias a partir do início dos sintomas ou da coleta do teste de covid-19 para receber o imunizante da gripe.

Sarampo

Também segue disponível a vacina contra o sarampo, indicada para crianças de seis meses a cinco anos incompletos, além de trabalhadores da saúde de serviços públicos e privados. Para quem atua na saúde, são aplicadas duas doses da vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba.

Em relação as crianças, nos mesmos locais que são ofertadas doses contra a Gripe, estão disponíveis doses contra o sarampo. Já os profissionais da saúde que desejarem fazer a vacina contra o Sarampo, deverão buscar o CSMC, ESF Centro, ESF Jardim Primavera, ESF Toribio Verissimo e ESF Alvorada.

Verifique também

Viralizou em Cruz Alta vídeo de Brigadianos agredindo homem

No início da tarde desta terça-feira (09), viralizou nas redes sociais de Cruz Alta dois …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *