sábado , abril 27 2024

Nutrição e Educação: Uma aliança para o sucesso escolar

Esta semana foi marcada pelo início do ano letivo nas escolas públicas do município. Na rede municipal de ensino, as equipes diretivas, professores e funcionários das escolas recepcionaram e acolheram os mais de 5 mil estudantes. Os alunos também receberam as boas-vindas na hora da refeição.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, tem o compromisso de assegurar uma alimentação saudável aos alunos. Nas escolas municipais, a alimentação é uma parte crucial da rotina escolar. As refeições servidas nas escolas municipais incluem diversos alimentos nutritivos, como frutas frescas, leite, iogurte, ingredientes com fonte de proteína magra, carboidratos complexos, vegetais e saladas frescas produzidos pela agricultura familiar.

Conforme o secretário Moarcir Marchesan Júnior, a oferta da merenda traz benefícios além de uma nutrição adequada. “A merenda desempenha um papel vital no desenvolvimento cognitivo e no bem-estar geral dos nossos estudantes. Ao investir na alimentação escolar, as comunidades estão investindo no futuro de seus jovens, capacitando-os a alcançar seu pleno potencial acadêmico e pessoal”, ressalta.

As refeições são cuidadosamente planejadas pela nutricionista Patrícia Daltrozo, do setor da alimentação escolar da SME. Segundo Patrícia, as merendas servem para atender às necessidades dietéticas e energéticas dos alunos. “Nosso objetivo é contribuir para um ambiente propício ao aprendizado e ao crescimento saudável. A ênfase é dada à escolha de alimentos que sejam ricos em nutrientes e de fácil digestão, evitando excesso de açúcares e gorduras saturadas”, comenta a nutricionista.

Além de simplesmente fornecer refeições, as escolas municipais reconhecem a necessidade da educação nutricional na formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância. “Programas educacionais são incorporados ao currículo para ensinar os alunos sobre a importância de uma dieta equilibrada, a origem dos alimentos e práticas sustentáveis de alimentação”, destaca Patrícia.

Refeições nas escolas municipais de Ensino Fundamental

Café da manhã:

Para os alunos que frequentam o turno da manhã, as escolas municipais oferecem um café nutritivo para iniciar o dia com energia. Estas refeições são projetadas para fornecer uma combinação equilibrada de carboidratos, proteínas e vitaminas essenciais, preparando os alunos para as atividades estudantis do dia.

Opções variadas, incluindo frutas frescas, pães, bolos, omeletes, pão de queijo, biscoitos, sucos naturais e laticínios, iogurte, queijo, manteiga sem sal, presunto com baixo teor de gordura. Sucos naturais ou leite são fornecidos para garantir a hidratação adequada.

O objetivo é oferecer uma refeição que seja não apenas nutricionalmente equilibrada, mas também atraente e apetitosa para os jovens paladares.

Almoço:

São servidas refeições balanceadas com uma fonte de proteína magra, carboidratos complexos, vegetais e saladas frescas. Além disso, os pratos são variados que refletem a diversidade cultural e a sazonalidade, produtos da agricultura familiar e são preparados de acordo com os padrões nutricionais estabelecidos.

A oferta de água é incentivada para promover a hidratação ao longo do dia.

Almoço e café da tarde:

Para os alunos que frequentam o turno da tarde, as escolas municipais oferecem um almoço nutritivo e um lanche no final do dia. As refeições semelhantes ao turno da manhã, priorizam ingredientes frescos e saudáveis para garantir a continuidade da nutrição adequada, mantendo-os alimentados e focados durante o turno da tarde.

São servidos lanches leves, como frutas fatiadas, iogurte, sanduíches integrais e biscoitos integrais, para fornecer energia antes do término das aulas.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *