domingo , abril 28 2024

Vigilância ambiental realiza trabalho de bloqueio químico contra o Aedes aegypti

Com o objetivo de impedir a proliferação do Aedes aegypti, principalmente em bairros, onde existem casos suspeitos ou confirmados de dengue, agentes de endemias da Vigilância Ambiental Cruz Alta, vêm realizando ações de bloqueio químico contra o mosquito. Nesta semana, houve a aplicação no quarteirão que abrange a Cohab, no Bairro do Sol, já que no local, há dois casos suspeitos de pacientes que residem na mesma casa. Tamara Lorenzon, da Vigilância Ambiental, salienta que a ação segue orientação do Ministério da Saúde.

O bloqueio químico consiste na aplicação localizada de inseticida com bomba-costal motorizada para eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O trabalho, diminui, de forma significativa, os riscos de contaminação.

Sobre o cemitério municipal, Tamara salienta que os agentes de campo, visitam o local, periodicamente. No entanto, o problema, refere-se a não colaboração da comunidade, ao colocar potes de flores com água. “Realizamos um intenso trabalho no cemitério, com o objetivo de reforçar as medidas de prevenção”, diz.

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do mosquito aedes aegypti, causador da dengue, como a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e a eliminação dos objetos com água parada, impedem o mosquito se reproduzir, cortando o ciclo de vida na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o aedes aegypti.

Entre os principais sintomas da dengue, estão: Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias; Dor retro orbital (atrás dos olhos); Dor de cabeça; Dor no corpo; Dor nas articulações; Mal-estar geral; Náusea; Vômito; Diarreia; Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

Mais informações podem ser buscadas através do telefone 3324 3600.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *