segunda-feira , abril 15 2024

Vigilância ambiental realiza trabalho de bloqueio químico contra o Aedes aegypti

Com o objetivo de impedir a proliferação do Aedes aegypti, principalmente em bairros, onde existem casos suspeitos ou confirmados de dengue, agentes de endemias da Vigilância Ambiental Cruz Alta, vêm realizando ações de bloqueio químico contra o mosquito. Nesta semana, houve a aplicação no quarteirão que abrange a Cohab, no Bairro do Sol, já que no local, há dois casos suspeitos de pacientes que residem na mesma casa. Tamara Lorenzon, da Vigilância Ambiental, salienta que a ação segue orientação do Ministério da Saúde.

O bloqueio químico consiste na aplicação localizada de inseticida com bomba-costal motorizada para eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O trabalho, diminui, de forma significativa, os riscos de contaminação.

Sobre o cemitério municipal, Tamara salienta que os agentes de campo, visitam o local, periodicamente. No entanto, o problema, refere-se a não colaboração da comunidade, ao colocar potes de flores com água. “Realizamos um intenso trabalho no cemitério, com o objetivo de reforçar as medidas de prevenção”, diz.

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do mosquito aedes aegypti, causador da dengue, como a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e a eliminação dos objetos com água parada, impedem o mosquito se reproduzir, cortando o ciclo de vida na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o aedes aegypti.

Entre os principais sintomas da dengue, estão: Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias; Dor retro orbital (atrás dos olhos); Dor de cabeça; Dor no corpo; Dor nas articulações; Mal-estar geral; Náusea; Vômito; Diarreia; Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

Mais informações podem ser buscadas através do telefone 3324 3600.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Verifique também

Viralizou em Cruz Alta vídeo de Brigadianos agredindo homem

No início da tarde desta terça-feira (09), viralizou nas redes sociais de Cruz Alta dois …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *