sábado , abril 27 2024

Fórum Estadual Conservação do Solo e da Água destaca a necessidade de financiamentos para correção de solo

Produtor associado da Cotrijal Markus Schmiedt aconselhou: sigam seus agrônomos

Produtor rural reforça a importância do acompanhamento técnico

O cenário atual do Rio Grande do Sul ainda é de muitos desafios básicos a serem resolvidos quando o assunto é solo. Pensando nisso, o 8º Fórum Estadual Conservação do Solo e da Água, realizado na tarde de terça-feira, 5 de março, no auditório central da Expodireto, discutiu a importância do manejo adequado do solo para o aumento da produtividade.

No painel “Dinâmica da fertilidade em solos produtivos e resilientes”, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tales Tiecher, destacou alguns problemas no solo no Estado, como a acidez e o deficit de calcário.

De acordo com a sua apresentação, 40% das áreas do RS possuem problemas básicos e graves de fertilidade do solo, alta acidez e baixa produtividade e 73% das áreas possuem teor de fósforo abaixo do adequado. Para Tiecher, a peça chave é a análise de solo, apesar da pouca adesão que tem recebido pelos produtores, especialmente pelo custo elevado.

“Precisamos de uma força tarefa que envolve agentes de pesquisa e de extensão, inclusive de financiamento, porque a correção do solo tem um custo muito alto para fazer numa safra só. Além disso, temos que repensar como fomentar a utilização de corretivos e facilitar que o agricultor utilize e colha os benefícios, pois representa mais produto, mais produção sendo gerada no país, mais imposto e mais riqueza”, explica o professor.

Importância do acompanhamento técnico

Para alcançar uma maior produtividade, é fundamental atentar para a fitossanidade, os processos/máquinas, a genética e a fertilidade do solo. Esse foi um dos pontos abordados no painel “Manejo para altas produtividades”, apresentado pelo engenheiro agrônomo da Cotrijal Robinson Barboza, que contou com a participação do produtor rural associado da Cotrijal Markus Schmiedt.

Barboza também salientou que linhas de financiamento com juros acessíveis para o produtor rural são essenciais para a viabilidade do aumento da correção do solo e, consequentemente, da produtividade nas safras. Na sua apresentação, ele mostrou exemplos de análises de solo de produtores atendidos durante a consultoria técnica.

Um deles é o produtor rural Markus Schmiedt. Após 20 anos, o produtor destaca que, apesar do custo elevado e do longo período para a implantação, houve aumento de produtividade após a correção de solo e o acompanhamento técnico. “Se não tivéssemos esse aporte técnico nós estaríamos fazendo o que se fazia no tempo que precisava virar a terra toda, como há 20 anos. O importante é seguir a recomendação técnica. Sigam os seus agrônomos!”, aconselhou Schmiedt.

Por Cleusa Jung | Para Assessoria de Imprensa Expodireto Cotrijal

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *