segunda-feira , abril 29 2024

Vacina meningocócica C é disponibilizada temporariamente para crianças até 10 anos de idade não vacinadas

Medida tem por objetivo ampliar a proteção contra a doença

O Programa Nacional de Imunizações está disponibilizando temporariamente, até julho de 2022, a vacina meningocócica C (Conjugada) para crianças com no máximo 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade que por algum motivo, perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas. De acordo com Joice Miron Grenzel, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, as doses estão sendo ofertadas na sala de vacinação do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, e na sala de vacinação itinerante (conforme escala), dada a relevância da vacinação neste grupo etário, garantindo boas coberturas vacinais para a doença.

“Esta medida tem por finalidade proteger as crianças até 10 anos de idade, evitar surtos causados por este sorogrupo, além de otimizar o uso de doses, em virtude do baixo consumo desta vacina nos últimos anos, e da existência de quantitativo de doses”.

A DOENÇA

Meningite é o nome dado às infecções que atingem as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, chamadas de meninges. É causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, fungos, vírus e alguns parasitas. Seja qual for o causador, todas as meningites são de notificação compulsória. Além disso, a doença é considerada endêmica, ou seja, os casos ocorrem durante todo o ano.

A Neisseria meningitidis (meningococo) é uma das principais bactérias causadoras de meningite. Os indivíduos costumam variar do quadro de portadores assintomáticos da bactéria ao desenvolvimento da doença meningocócica – que pode levar a óbito.

A doença meningocócica, devido à sua gravidade, evolução rápida e potencial de causar epidemias, é tida como um problema de saúde pública, sendo uma importante causa de morbimortalidade no mundo, em especial nas crianças menores de cinco anos de idade. Em situações de surto, atenta a profissional, a doença pode atingir adolescentes e adultos jovens.

“É fundamental que os pais ou responsáveis não deixem de levar as crianças não vacinadas para receberem a dose”, finaliza Joice.

 

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *