Uma atividade, marcará o 1º de dezembro, sexta-feira, na Praça General Firmino de Paula, das 8h30 às 11h30, quando é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, iniciando, desta forma, a campanha “Dezembro Vermelho” que, tem por objetivo coleta para teste de HIV, e orientações pela equipe de saúde, chamando a atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção das pessoas infectadas pelo vírus HIV. A atividade, contará com a parceria do SEG e curso técnico de Enfermagem da Escola Annes Dias.
O Serviço de Assistência Especializada de DST/AIDS- SAE, também ampliará a oferta de testes rápidos nas Estratégias de Saúde da Família. “Faremos a distribuição de material informativo e preventivo”, comenta a Coordenadora do SAE, Ângela Garlet.
Ângela salienta que o foco é fazer um chamamento para as pessoas realizarem os testes rápidos. A campanha tem como principal público-alvo as pessoas que têm vida sexual ativa e nunca se testaram e as que pertencem aos grupos mais atingidos pelas doenças. Mas, de acordo Ângela, os testes estarão disponíveis a todos os interessados. “A campanha do Dezembro Vermelho deste ano visa ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico”.
ACESSO AO SERVIÇO
Todas as Estratégias de Saúde da Família de Cruz Alta, bem como o SAE, oferecem, durante todo o ano, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. É necessário, primeiramente, fazer o agendamento da coleta na respectiva unidade de saúde da região de abrangência do paciente. Normalmente, é marcado um horário para a mesma semana, sem longa demora, evitando, desta forma, a aglomeração de pessoas em razão da pandemia.
Ângela reforça que o teste também pode ser feito nas terças e quintas-feiras, junto ao SAE, onde a equipe trabalha com demanda espontânea, ou seja, a pessoa comparece em um destes dias e já faz a coleta, sem a necessidade de agendamento prévio. Em média, aproximadamente vinte pessoas procuram o SAE em cada turno em que o teste é ofertado.
FORMAS DE PROTEÇÃO
Evitar a doença não é difícil. Ângela reforça a importância de usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O preservativo está disponível na rede pública de saúde. A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada. “Por isso, use camisinha sempre”.
Porém, o preservativo não deve ser uma opção somente para quem não se infectou com o HIV. Além de evitar a transmissão de outras doenças, que podem prejudicar ainda mais o sistema imunológico, ele previne contra a reinfecção pelo vírus causador da aids, o que pode agravar ainda mais a saúde da pessoa.
O SAE atende de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. Para mais informações, as pessoas podem contatar através do telefone 3322 0153, ou com a unidade de saúde mais próxima de sua residência.