segunda-feira , abril 29 2024

Caixa e BB suspendem crédito consignado para aposentados

Decisão segue movimento de várias instituições privadas, que paralisaram a modalidade em reação à redução dos juros da linha de crédito

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil confirmaram nesta sexta-feira (17) a suspensão do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS.

A decisão foi informada ontem ao Ministério da Fazenda pelas presidentes da Caixa, Maria Rita Serrano, do BB, Tarciana Medeiros.

Na quinta-feira (16), a paralisação das operações envolvendo o crédito consignado foi anunciada por bancos privados, incluindo Itaú e Bradesco, em reação à redução dos juros da linha de crédito de 2,14% para 1,70% ao mês.

Segundo O Globo, os bancos públicos justificaram ao governo que deixariam de ter rentabilidade com o novo teto.

Em nota, o Banco do Brasil afirmou que “realiza estudos de viabilidade técnica sobre as novas condições de operações de crédito aprovadas sobre o consignado no convênio com o INSS”, enquanto a Caixa disse que “suspendeu a oferta do crédito consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para avaliação.”

A decisão de reduzir os juros do consignado é uma proposta do minsitro da Previdência, Carlos Lupi, e foi aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social sem a concordância do Ministério da Fazenda.

Ouvido pelo G1 na última quinta (16), antes de os bancos estatais decidirem suspender o consignado, Lupi disse que não tinha “medo de cara feia” , referindo-se aos bancos privados, e que estava “defendendo o lado mais frágil da sociedade” —que agora ficou sem crédito.

Fonte: O Antagonista

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *