segunda-feira , abril 29 2024

Multivacinação e vacinação contra a Poliomielite seguem até 9 de setembro

Profissionais irão atuar na Secretaria Municipal de Saúde

Mais de duas mil crianças e adolescentes até 15 anos foram vacinados em Cruz Alta desde o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação 2022. A meta é atingir 95% desse público-alvo vacinado até o encerramento da ação, previsto para 9 de setembro. Restam poucos dias, portanto, segundo Vanessa Dotto, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, os pais ou responsáveis precisam se apressar para colocar a caderneta em dia e não deixar as crianças em risco.

“É uma tarefa muito grande, em que o sucesso para atingir a meta depende do empenho dos responsáveis levarem as crianças e adolescentes até uma sala de vacinação para receber a imunização e garantir a melhoria da cobertura vacinal. É um cuidado simples, a fim de evitar que doenças já erradicadas voltem a ser diagnosticadas. Portanto, orientamos os responsáveis para que se engajem nesse propósito, procurem uma sala, se informem sobre a situação vacinal da criança”, declara Vanessa.

Em Cruz Alta, as campanhas acontecem no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, bem como nas ESFs Centro, Alvorada, Toribio Verissimo, Benjamin Nott, Brum, e Jardim primavera, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Para ser vacinado, basta comparecer levando documento e a caderneta de vacinação da criança e do adolescente.

VACINAÇÃO NAS ESCOLAS

Com o objetivo de intensificar a busca ativa de faltosos da vacinação do calendário nacional e contra a Covid-19, nesta segunda-feira, 05, equipes de vacinadores iniciaram a visitação nas escolas da cidade. Inicialmente, a estratégia está sendo feita em escolas municipais, obedecendo a um cronograma. Depois, será a vez das estaduais, e, por fim, das instituições privadas. A medida foi autorizada pelo governo do estado no mês passado.

“Com estes pontos de vacinação desejamos aumentar a cobertura vacinal, principalmente de crianças, entre 5 e 11 anos, contra a covid-19”, comenta a Secretária de Saúde, Daura Melissa Costa Beber Westphalen.

Crianças de 1 a 4 anos que precisam tomar a vacina contra a poliomielite, devem apresentar um termo de autorização enviado pela Escola que deve ser assinado pelos pais/responsáveis. Em relação a vacina contra a Covid-19, direcionada para crianças de 3 a 11 anos, para a aplicação é necessária a presença de um responsável, e para o público de 12 a 18 anos, é fundamental levar o termo assinado. Quanto as vacinas de rotina, crianças de 1 a 11 anos, necessitam estar com um responsável, e aqueles de 12 a 18 anos, podem apenas apresentar o termo de autorização.

Confira o cronograma dos próximos dias:

EMEI DONA AMÉLIA 06/09 MANHÃ E TARDE
EMEF CASTELO BRANCO 08/09 MANHÃ E TARDE
EMEF ANTÔNIO PREVEDELO 09/09 MANHÃ
EMEI NADIR ARDENGHI 09/09 TARDE

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *