segunda-feira , abril 29 2024

Restaurante Popular serviu mais de 35 mil refeições em 2022

Em Cruz Alta, a garantia do acesso à alimentação adequada é uma das prioridades da Prefeitura.

O Restaurante Popular, ligado a Secretaria de Desenvolvimento Social, é o serviço com maior alcance do município. Em 2022, foram servidos 37 mil almoços. Diariamente, são em média 200 almoços para pessoas em extrema pobreza, em vulnerabilidade e/ou risco social, inseridos no programa Auxílio Brasil e/ou CadÚnico, indivíduos com Benefício de Prestação Continuada e trabalhadores formais e informais de baixa renda. “Nossa demanda aumenta a cada dia”, comenta Marcos Antônio Lopes Farias, Diretor de Equipe Especial.

 

A Nutricionista, Eloí Cardoso de Mello, conta que o cardápio é planejado, seguindo uma alimentação balanceada e saudável. “Com certeza, o trabalho desenvolvido pelo Restaurante Popular é fundamental”.

 

De acordo com Marione Bonazza, Assistente Social, para ter acesso a alimentação, é necessário que o usuário faça seu cadastro único na Secretaria de Desenvolvimento Social, e posteriormente dirija-se ao Restaurante Popular com a folha do cadastro, documento de identificação, comprovante de residência e rendimentos para que desta forma seja efetuada uma avaliação sócioeconômica de cada indivíduo. Depois, a Assistente Social realiza uma visita na residência para uma análise geral das informações.

 

“A visita na residência é bem importante já que, muitas vezes, chegamos no local, e verificamos que se trata de uma situação de demanda ainda maior. Nestes casos, buscamos auxiliar, seja para encaminhamento médico, CRAS, entre outros. Também temos situações em que as pessoas comparecem para fazer o cadastro e relatam não ter a carteira de identidade, certidão de nascimento ou até mesmo a carteira de trabalho, e nós fizemos o encaminhamento para pedido dos documentos”.

 

Marcos conta que, neste momento, está sendo feito o recadastramento para uma nova avaliação. “As pessoas vêm retirar a marmita e aproveitamos a oportunidade para informar sobre a necessidade de atualizar o cadastro”.

 

O Restaurante Popular funciona de segunda a sexta-feira, das 11h30min até as 13h30min, e desde o início da pandemia de Covid-19 trabalha com sistema de entrega de marmitex, onde os usuários vão até o local e retiram a sua alimentação.

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *