domingo , abril 28 2024

Projeto de Lei modernizará processo de licenciamento, incentivando o empreendedorismo local

A proposta do CONDEMA tem como objetivo modernizar a lei vigente, bem como o licenciamento de empreendimentos.

Na última sexta-feira, (13/01), a prefeita Paula Rubin Facco Librelotto esteve reunida com representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CONDEMA). Durante a reunião foi entregue a chefe do executivo municipal, a Minuta do Projeto de Lei Complementar que moderniza a legislação municipal de licenciamento ambiental.

A proposta do CONDEMA tem como objetivo modernizar a lei vigente, bem como o licenciamento de empreendimentos, simplificando e desburocratizando os procedimentos determinados pela atual legislação, incentivando assim o empreendedorismo local. Para viabilizar a proposta, foi criada uma comissão para análise e estudo da proposta, que contou com a participação de sete entidades representativas de Cruz Alta.

O Coordenador do COMDEMA, Juliano Zanatta Nicolodi enfatizou a importância do projeto. “Hoje entregamos à prefeita municipal a minuta do Projeto de Lei que atualiza a legislação municipal de licenciamento ambiental e que será um marco para o desenvolvimento do município. Essa contribuição entregue pelo COMDEMA ao poder executivo, é fruto do trabalho de sete entidades representativas que estudaram e de forma conjunta contribuíram com a proposta. Essa lei além de ser um marco para o município, também trará segurança jurídica aos empreendedores, incentivando o desenvolvimento econômico e social”, concluiu o coordenador.

Saiba mais sobre o projeto: 

A Minuta do Projeto de Lei Complementar dispõe sobre os empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental possível ou não de licenciamento, e ou, autorização ambiental no município de Cruz Alta, instituindo seus valores e dando outras providências.

O COMDEMA conta com a participação da Associação Comercial e Industrial de Cruz Alta (ACI); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/RS); EMATER-RS/ASCAR; PATRAM; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Bem-Estar Animal e Meio Ambiente; Sociedade dos Engenheiros Florestais Autônomos do Rio Grande do Sul (SEFARGS) e Sindicato Rural de Cruz Alta.

Participaram da reunião o procurador jurídico do município, Vitor Giacomini; o coordenador municipal de Meio Ambiente, Carlos Gutierrez; o coordenador do COMDEMA, Juliano Zanatta Nicolodi e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cruz Alta, Rogério Coradini Oliveira.

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *