domingo , abril 28 2024

Comissão de Saúde Hospitalar Entrega Relatório Final

COMISSÃO DE SAÚDE HOSPITALAR ENTREGA RELATÓRIO FINAL

A Comissão de Saúde Hospitalar instalada pelo Projeto de Resolução 26/2021 entregou nesta segunda-feira (14) o relatório final contendo todos os dados apurados pela comissão com base nos documentos fornecidos pelas instituições procuradas durante toda a vigência da Comissão Especial. A Comissão especial presidida pelos vereadores Paulo Ricardo Nazário Viecili (Presidente), José Carlos Martins Taquara (Vice-presidente) e José de Moura Amaral (Relator), teve como membros os vereadores Ana Paula Coelho (PT), Luirce Paz (PL), Marcos André Luza (PDT) e Valeria Gomes de Bortoli (PP).

A comissão apurou informações que abrangeram a capacidade hospitalar para a realização de cirurgias, bem como a necessidade de internações cirúrgicas do município de Cruz Alta e da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde. A Comissão explicita em seu relatório final, que será colocado em votação plenária pelos vereadores da Casa, que o município de Cruz Alta tem uma importante demanda represada de cirurgias eletivas com destaque especial para aquelas relacionadas ao sistema digestivo. O médico e vereador Dr Paulo Viecili relembra que durante os dois primeiros anos de pandemia, houve suspenção da realização de cirurgias eletivas em razão da COVID-19, o que pode explicar, em parte, a demanda represada. Do ponto de vista de capacidade hospitalar, o município tem contratados com o Hospital São Vicente de Paulo a realização de 480 cirurgias para a realização durante o ano com um mínimo de 20 cirurgias por mês, sendo que a instituição respondeu à Comissão Especial que tem capacidade instalada para atender a demanda do município. Ainda, a Comissão teve acesso ao relatório de auditoria realizado pelo Departamento de Auditoria do SUS, a qual evidenciou que o Hospital São Vicente vem passando por intensas modificações administrativas e que demandam acompanhamento também do poder público municipal. A Comissão Especial apurou que a partir do momento em que o hospital possui capacidade instalada, e contratada com o município de Cruz Alta para sanar a necessidade municipal, cabe ao Poder Legislativo fiscalizar mensalmente o fluxo de cirurgias conforme contratado entre o município e o Hospital São Vicente de Paulo.

Os vereadores destacam que é dever do poder público atuar efetivamente na busca de soluções para acompanhamento e enfrentamento de problemas enfrentados pela população cruz-altense, reforçam ainda que a Casa Legislativa é comprometida e se mantém vigilante com a fiscalização da saúde hospitalar do município de Cruz Alta.

Fonte: Câmara Municipal De Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *